image 1_edited.jpg
 

Espondilite anquilosante

Aos 52 anos foi-me diagnosticado uma espondilite anquilosante, doença autoimune que me afectou profundamente no dia a dia. Vi a minha vida e o meu estilo de vida muito activo a sofrer profundas limitações, incluindo a prática desportiva de ténis que tanto gosto e necessito. As noites passaram a ser um desconforto e os dias a sentir dor lombar e inflamação nas articulações.  Os médicos deram-me como receita doses diárias de analgésicos e anti-inflamatórios e indicação de evitar o meu rico ténis. Nada resultou! 

Perante a impotência de vencer medicamente a espondilite tentei a terapia Bowen que me indicaram ser particularmente eficaz nesta autoimune. Com os tratamentos de Bowen fui timidamente reduzindo a medicação e 4 meses depois deixei de a tomar, retomei a prática de ténis e voltei a ter uma vida activa. Actualmente, graças ao tratamento Bowen mensal de manutenção, vivo pacificamente com a minha espondilite há quase 4 anos e jogo regularmente sem restrições o meu ténis. 

 

Muito obrigado Ana Macedo!

Rui, 2019

Auto-imune

Há três anos comecei a ter problemas nas articulações, com inflamações constantes principalmente nos joelhos e pescoço, muito dolorosas e que me limitavam imenso os movimentos. 

 Comecei a fazer sessões de Bowen há dois meses e as dores foram diminuindo gradualmente e os picos de inflamação ficando cada vez mais curtos e mais espaçados. Quase parece magia.

Custa a acreditar na eficácia desta terapia por ser tão o oposto de tudo a que estamos acostumados (medicamentos, tratamentos mais invasivos, etc), mas se posso efetivamente ficar bem de uma forma tão natural sem comprometer a minha saúde, perfeito!

Margarida, 2021

Lesão ATM

Para mim o Bowen ajudou-me imenso com o problema que tenho na mandíbula.

Ter ATM (Articulação Temporomandibular) faz com que tenha muita dor no maxilar, pescoço e costas e as sessões de Bowen conseguiram aliviar a minha dor. 

 

Aconselho vivamente a quem sofre de problemas ATM a fazer sessões de Bowen com a Ana Macedo.

Inês, 2020

Auto-imune

Betina, 2020

As sessões de Terapia de Bowen foram uma surpresa para mim: o tratamento é feito numa marquesa, a Ana aplica a técnica calma e gentilmente em pontos determinados, espaçados com pausas relaxantes ao longo do tratamento que demora cerca de 1 hora. Após alguns movimentos sinto logo uma alívio imenso que abrange todo o corpo (e mente).  E no final quando nos levantamos para sair a sensação física de alívio e de descanso da tensão e das dores que levávamos é enorme e real. Por vezes no da seguinte, pelo menos comigo foi assim, esse relaxamento corporal e alívio é ainda maior.

A minha doença manifesta-se na coluna cervical e zona torácica originando-me grande desconforto diário. Ao longo das 10 sessões que fiz com a Ana as dores foram-se diluindo tendo mesmo passado completamente. Por isso muito obrigada à Ana Macedo. Voltarei com certeza.

Lesão desportiva

Sou desportista e bem sei que, infelizmente, o nosso esforço intenso resulta ocasionalmente em lesões musculares. Fisioterapia, gelo, repouso e tempo são essenciais à recuperação. Assim foi a recuperação da rotura que sofri no isco-tibial num forte arranque de corrida. Três meses parados a recuperar pareceram-me uma eternidade. Regressado à prática desportiva, 6 meses depois sofri lamentavelmente nova rotura precisamente no mesmo músculo, também num arranque de corrida. Desta vez, para evitar estar mais 3 meses parados tentei logo no dia seguinte à lesão um tratamento de Bowen. Quando saí da consulta, nem queria acreditar que andava pelo meu pé e conseguia dobrar a perna. Com dois tratamentos de Bowen regressei ao desporto 15 dias depois.

Mário, 2021